A gestão das ordens de serviços das oficinas internas

A gestão das ordens de serviços das oficinas internas

É comum em empresas de transportes de cargas e passageiros, quando a frota é própria (caminhões, ônibus etc.), a existência de oficinas internas. Nestas oficinas são realizadas manutenções corretivas e preventivas. O processo de manutenção inicia-se formalmente pela abertura de ordens de serviços numeradas sequencialmente. Nestas ordens de serviços são alocadas as peças substituídas fisicamente nos veículos, gerando consequentemente a baixa no estoque de peças das empresas, de forma automática, por meio dos sistemas ERP (Enterprise Resource Planning).

A primeira vista, este processo parece funcionar perfeitamente. Entretanto, na minha experiência como auditor, já me deparei com empresas que tiveram seus estoques subtraídos por meio destas ordens de serviços. Cada vez que isto ocorria o diagnóstico era o mesmo, a empresa não tinha controle sobre as ordens de serviços das oficinas. Estas empresas tinham ordens de serviços abertas há mais de ano sendo que a manutenção do veículo já havia encerrado. Nestes casos algumas pessoas mal intencionadas descarregavam peças em ordens de serviços antigas, ainda abertas, deixando o estoque com quantidades iguais entre o sistema e o físico, após a retirada das peças do estabelecimento, ou seja, milhares de reais de prejuízo.

Por isso, chamo a atenção para que as empresas de transportes de cargas e passageiros controlem o processo de abertura e encerramento das ordens de serviços de suas oficinas internas comparando periodicamente os veículos que estão efetivamente em manutenção com as ordens de serviços que estão em aberto. Desta forma, as situações acima relatadas terão um menor risco de ocorrer.

Professor: Bruno de Medeiros Teixeira
Mestre em Ciências Contábeis – UNISINOS
Coordenador dos Cursos de Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão Financeira e de Logística da UNIVATES.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 2 =