Controles Internos e a Logística

Visto que a logística tem como escopo controlar o deslocamento de materiais, desde os fornecedores até o consumidor final, não deve ser ignorada a complexidade de seus processos. Tal complexidade poderá resultar em aumento do risco de geração de informações inadequadas para os gestores, prejudicando a consecução dos objetivos de negócio, de divulgação e de conformidade das organizações. O primeiro objetivo relaciona-se com a eficácia e eficiência operacional. O segundo objetivo refere-se à divulgação de informações às partes interessadas (acionistas, bancos, governo etc.). O último objetivo é relativo ao cumprimento de normas, ou seja, compliance. Uma forma de mitigar o referido risco, é por meio da implementação de controles internos.

Os controles internos, na área de logística, permitem dar integridade às informações relativas à posição, movimentação e entrega de materiais. Isso se torna mais relevante na medida em que vivemos na era do Big Data. Entretanto, a implantação de controles internos não é algo trivial, pois ela inicia-se com a criação de um ambiente de controle, alicerçado em padrões éticos emanados pela alta administração, e conclui-se com o desenvolvimento de atividades de monitoramento. Logo, somente a simples adoção de procedimentos de contagem física, conferência, revisão, aprovação etc., mesmo que automatizados, não é suficiente para atender a todos os requisitos necessários para ser considerado um sistema de controle interno eficaz.

Cabe destacar que no momento da estruturação dos controles internos é necessário considerar a adaptação dos mesmos ao porte das organizações e a relação custo x benefício. Esses vetores são fundamentais para não tornar os processos burocráticos, reduzindo a competitividade dos negócios. Por outro lado, também não ser utilizada a dinâmica dos negócios como justificativa para não adoção de controles, pois muitas vezes isso serve de desculpas para facilitar as práticas de fraudes.

Professor: Bruno de Medeiros Teixeira
Mestre em Ciências Contábeis – UNISINOS
Coordenador dos Cursos de Gestão Financeira e de Logística da UNIVATES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + oito =