Experiências em ambientes organizacionais – parte 1

Experiências em ambientes organizacionais – parte 1

Recentemente, um grupo de 21 estudantes dos cursos de Logística, Gestão Financeira e Gestão de Micro e Pequenas Empresas da Univates, acompanhados de 2 professores, estiveram realizando uma série de visitas técnicas a organizações do estado de São Paulo.

A descrição das organizações visitadas está dividida em duas partes, sendo esta a primeira. Esta viagem está inserida em uma disciplina chamada de Vivência, que objetiva possibilitar aos estudantes uma “imersão” em um novo contexto pelo período de uma semana.

Tendo como foco vivenciar operações e atividades em organizações paulistas, o grupo saiu de Lajeado aos primeiros minutos do dia 05 de maio, sendo que a chegada à capital de SP ocorreu ao final do dia.

Na manhã do dia 06 o grupo se deslocou até Barueri para visitar a empresa BPP. A fintech atua em soluções para empresas e pessoas, facilitando o pagamento de valores via cartão pré-pago. À tarde, a visita técnica ocorreu no Centro de Controle Operacional do Metrô SP.

A Companhia foi constituída em 24 de abril de 1968, sendo atualmente controlada pelo Governo Paulista. É responsável pela operação e expansão de rede metroviária e pelo planejamento de transporte metropolitano de passageiros da Região Metropolitana de São Paulo, controlando diariamente o fluxo de 5 milhões de passageiros.

No dia 07, no turno da manhã, o grupo visitou o Entreposto Terminal São Paulo da CEAGESP, considerado a maior central de abastecimento de frutas, legumes, verduras, flores, pescados e diversos da América Latina e um dos maiores do mundo. Pelo local, circulam diariamente cerca de 50 mil pessoas e 20 mil veículos. Foi possível percorrer alguns pavilhões do Entreposto (são 42 no total), e conhecer como ocorre a chegada, comercialização e saída de produtos do local.

Além disso, o Entreposto é um dos principais locais de armazenagem do país, com capacidade de armazenar 1,2 milhões de toneladas de grãos, açúcar e produtos industriais diversos. Ainda o grupo assistiu à explanação de um dos maiores produtores de maçã do país, no qual apresentou a situação atual de produção e comercialização da fruta.

No período da tarde do dia 07, ocorreu deslocamento até Guarulhos para a visita à Cervejaria Águas da Serra, pertencente à Ambev. Além de conhecer aspectos históricos e ações operacionais da multinacional brasileira, foi possível verificar o processo produtivo desde o cuidado com o grão até o envase. A cervejaria fundada em 1978 produz atualmente as cervejas Brahma, Skol, Original e o Chopp Brahma.

Na próxima coluna, abordaremos as demais organizações visitadas pelo grupo. Até lá.

Samuel Martim de Conto, professor do curso de Logística da Univates.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 2 =