Experiências em ambientes organizacionais – parte 2

Experiências em ambientes organizacionais – parte 2

Conforme o último texto publicado neste espaço, hoje daremos continuidade ao relato das experiências em ambientes organizacionais, que um grupo de 21 universitários e 2 professores da Univates vivenciou entre os dias 05 e 11 de maio de 2019, na capital paulista e cidades próximas.

Ler mais

Experiências em ambientes organizacionais – parte 1

Experiências em ambientes organizacionais – parte 1

Recentemente, um grupo de 21 estudantes dos cursos de Logística, Gestão Financeira e Gestão de Micro e Pequenas Empresas da Univates, acompanhados de 2 professores, estiveram realizando uma série de visitas técnicas a organizações do estado de São Paulo. Ler mais

Vivenciando Ambientes Organizacionais de Logística em São Paulo

Vivenciando Ambientes Organizacionais de Logística em São Paulo

Objetivando vivenciar o ambiente organizacional de empresas brasileiras, uma turma composta por 21 estudantes dos cursos de Logística, Gestão Financeira e Gestão de Micro e Pequenas Empresas estará realizando uma viagem de estudos ao Estado de São Paulo. A viagem que iniciará no dia 05 de maio, terá ainda o acompanhamento de dois professores. 

Ler mais

Mudança na norma contábil de arrendamentos! O que fazer?

Mudança na norma contábil de arrendamentos! O que fazer?

A partir de 1º de janeiro de 2019 passou a vigorar a NBC TG 06 (R3) que traz mudanças em relação à contabilização dos arrendamentos mercantis para as empresas arrendatárias. Tais mudanças não são aplicáveis às organizações que estão sob o escopo do CPC PME – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas.

Ler mais

Dicas para realizar bons inventários de estoques

O inventário é um procedimento significativo para as organizações suportarem a existência física de seus estoques, nos controles internos e na contabilidade. Porém, muitas organizações não dispensam o tratamento necessário a este procedimento. Essa negligência pode resultar em informações relevantes inconsistentes no processo organizacional e, consequentemente, em relatórios com opiniões modificadas pelos auditores independentes.

Ler mais

Controles Internos e a Logística

Visto que a logística tem como escopo controlar o deslocamento de materiais, desde os fornecedores até o consumidor final, não deve ser ignorada a complexidade de seus processos. Tal complexidade poderá resultar em aumento do risco de geração de informações inadequadas para os gestores, prejudicando a consecução dos objetivos de negócio, de divulgação e de conformidade das organizações. O primeiro objetivo relaciona-se com a eficácia e eficiência operacional. O segundo objetivo refere-se à divulgação de informações às partes interessadas (acionistas, bancos, governo etc.). O último objetivo é relativo ao cumprimento de normas, ou seja, compliance. Uma forma de mitigar o referido risco, é por meio da implementação de controles internos.

Ler mais

A UBIQUIDADE AINDA VAI AFETAR A SUA VIDA E SEUS NEGÓCIOS

Atualmente, tem se falado muito no uso de tecnologias móveis e na ubiquidade. De acordo com Leite (2008), ubique é um termo que vem do latim e significa por toda a parte, ou seja, compreende a utilização das Tecnologias de Informação em qualquer lugar e a qualquer momento, rompendo as barreiras impostas pelo tempo e pelo espaço. Diante deste contexto, levanto a seguinte questão: como a ubiquidade afetará o nosso dia a dia e os nossos negócios?

Ler mais