Qual o impacto ambiental causado por aquilo que você consome?

Qual o impacto ambiental causado por aquilo que você consome?

O desenvolvimento de tecnologias logísticas permitiu a organização de cadeias longas de distribuição capazes de transportar alimentos por todo o globo de forma rápida e a um baixo custo. Contudo, não podemos ignorar o impacto que o transporte por longas distâncias causa no meio ambiente. O transporte de mercadorias é responsável pela emissão de gases de efeito estufa, poluentes de grande impacto para a saúde humana e para o planeta como um todo.

Dessa forma, empresas do setor logístico têm voltado suas atenções à busca por soluções capazes de minimizar a emissão de gases de efeito estufa. Uma pesquisa recente realizada nos Estados Unidos identificou que 64.2% das empresas de logística implementaram práticas que visavam minimizar o impacto ambiental nas operações de transporte de mercadorias. Mas esse esforço não depende somente das empresas de logística. O consumidor também pode contribuir com a redução desse impacto ao se questionar sobre três aspectos que envolvem a escolha dos produtos consumidos.

Primeiramente, é importante se questionar sobre o peso das embalagens. Algumas empresas têm buscado desenvolver embalagens mais leves e com menor quantidade de materiais. Isso permite, além da redução de resíduos pós-consumo, reduzir o esforço necessário para transporte. Imagine a redução de 20 gramas no peso de uma garrafa de vinho, multiplicada por milhões de garrafas transportadas mundo afora, pode representar uma redução significativa no volume transportado e, consequentemente, o impacto ambiental.

Em segundo lugar, questione-se sobre a capacidade das embalagens: as com design ecoeficiente, que visam minimizar o volume transportado. Um exemplo são produtos que possuem fórmulas concentradas, evitando, com isso, o transporte de água. Por exemplo, um amaciante de roupas de cinco litros pode ser transportado, usando uma fórmula concentrada, numa embalagem de 500 ml. Cabe somente ao consumidor adicionar o volume restante em sua residência e evitar o impacto gerado pelo transporte da água que dilui o produto base.

Em terceiro lugar, questione o seu comportamento de mudança visando minimizar o impacto ambiental das suas ações de consumo. Buscar por produtos que proporcionem uma redução no dano ambiental causado pelo seu transporte gera um efeito multiplicador, estimulando que outras empresas passem a incluir práticas de redução dos impactos ambientais nas suas operações logísticas.

As tecnologias logísticas proporcionam conforto para o consumidor, que quer ter o produto desejado no lugar em que ele estiver. Agora, incluindo pequenos questionamentos nas nossas decisões de consumo, podemos garantir esse conforto sem colocar em risco o planeta e a nossa própria saúde.

Professor: Marlon Dalmoro
Professor do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis da UNIVATES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × cinco =