Vivenciando Ambientes Organizacionais de Logística em São Paulo

Vivenciando Ambientes Organizacionais de Logística em São Paulo

Objetivando vivenciar o ambiente organizacional de empresas brasileiras, uma turma composta por 21 estudantes dos cursos de Logística, Gestão Financeira e Gestão de Micro e Pequenas Empresas estará realizando uma viagem de estudos ao Estado de São Paulo. A viagem que iniciará no dia 05 de maio, terá ainda o acompanhamento de dois professores. 

No dia 06 de maio, já na capital paulista, na parte da manhã o grupo conhecerá a empresa Brasil Pré-Pagos, que atua no mercado de cartões pré-pagos, ou seja, o cliente realiza o carregamento financeiro do cartão para usar. Na parte da tarde, o destino será o Centro de Controle Operacional do Metrô SP, onde será possível verificar a operação do sistema metroviário. No local, funciona o Centro de Controle Operacional e o Centro de Controle de Segurança, além do monitoramento da operação dos trens, do fluxo de passageiros e as ações relacionadas à segurança de 5 milhões de usuários diariamente.

Na manhã do dia 07 de maio, a visita ocorrerá no Entreposto Terminal São Paulo da CEAGESP, sendo a maior central de abastecimento de frutas, legumes, verduras, flores, pescados e diversos da América Latina. Pelo local, circulam diariamente cerca de 50 mil pessoas e 12 mil veículos. À tarde, o grupo se desloca até a cidade de Guarulhos, onde visitará a Cervejaria Águas da Serra, pertencente à Ambev, onde será possível acompanhar o processo produtivo, desde a separação dos grãos até o envase de algumas marcas de cerveja e chopp da corporação.

No dia 08 o grupo se desloca até Santos, no centro de treinamento da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), responsável pela gestão do maior complexo portuário da América Latina. Na parte da tarde, ocorrerá visita técnica ao Porto de Santos, via escuna pelo estuário, onde será possível visualizar as operações logísticas de alguns dos 65 operadores portuários habilitados a atuarem no porto. Ainda, o grupo conhecerá o Museu do Café, local importante da memória produtiva e de atividades do café no país.

Na manhã do dia 09 de maio, o grupo se desloca à Osasco, na sede do banco Bradesco. Considerada uma das maiores instituições financeiras do Brasil, levando em consideração o total de ativos, número de agências e clientes. O objetivo é conhecer o Next – Banco Digital do Bradesco, lançado recentemente e que tem demonstrado considerável crescimento nas suas operações. Na parte da tarde, o destino é a B3, antiga BOVESPA, a quinta maior bolsa de mercado de capitais e financeiro do mundo. Na bolsa brasileira haverá palestra institucional, visitação ao Centro de Memória, visualização do painel de cotações e cinema 3D mostrando didaticamente como ocorrem as operações na bolsa de valores.

Na sexta-feira, o destino será a fábrica da Volkswagen, na cidade de São Bernardo do Campo, inaugurada em 1959 pelo presidente Juscelino Kubitschek e que foi a primeira fábrica instalada fora da Alemanha. Na montadora será possível conhecer aspectos organizacionais e políticas da empresa, bem como percorrer linhas de produção como por exemplo, os modelos Novo Polo e Virtus. O almoço ocorrerá no Mercado Municipal São Paulo, sendo que no início da noite, inicia-se a viagem de retorno com previsão de chegada em Lajeado na tarde de sábado.

A atividade com destino ao estado brasileiro mais rico do país, possibilitará conhecer in loco as principais operações logísticas e financeiras de empresas, que possuem reconhecimento nacional e internacional, configurando-se ainda numa importante estratégia de aprendizagem, por meio do conhecimento de diferentes culturas organizacionais, bem como a convivência que será oportunizada durante o período que o grupo estará viajando.

Acompanhe em breve neste espaço, o relato das visitas realizadas nas organizações durante a viagem de estudos da Univates ou diariamente, pela fanpage do curso no Facebook (https://www.facebook.com/logistica.univates )

Samuel Martim de Conto, professor do curso de Logística da Univates.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =