Vivenciando ambientes organizacionais

Vivenciando ambientes organizacionais

 

Objetivando vivenciar o ambiente organizacional de empresas brasileiras, uma turma composta por 21 estudantes dos cursos de Logística e Gestão Financeira estará realizando uma viagem de estudos ao Estado de São Paulo. Acompanhados de dois professores, o grupo estará iniciando a viagem no dia 21 de maio, onde inicialmente, ocorrerá parada na fábrica da Mormaii em Garopaba/SC. Na empresa catarinense que fabrica roupas e artigos de surf, haverá a oportunidade de conversar com o proprietário, Sr. Marco Aurélio Raymundo, o “Morongo”, a respeito do andamento das atividades e perspectivas da empresa.

No dia 22 de maio, já em território paulista, o grupo conhecerá o Centro de Visitas da Toyota em São Bernardo do Campo. O local inaugurado em 2017 retrata a trajetória da montadora japonesa em território brasileiro, onde a empresa iniciou as operações em 1962, sendo a primeira fábrica da Toyota fora do Japão. O Centro de Visitas proporcionará ao grupo uma viagem pela história da empresa mostrando o seu passado, presente e futuro, destacando as atividades mais importantes.

No dia 23 de maio, o destino no turno da manhã será novamente São Bernardo do Campo, com a visita à fábrica da Mercedes-Benz. A montadora alemã é a única a produzir em um mesmo local, caminhões, chassis de ônibus, cabinas e agregados, como motores, câmbios e eixos. Também conta com um avançado Centro de Desenvolvimento Tecnológico, sendo o maior do Brasil e o maior da Daimler fora da Alemanha para veículos comerciais Mercedes-Benz. No turno da tarde, o grupo visita o Entreposto Terminal São Paulo da CEAGESP, sendo a maior central de abastecimento de frutas, legumes, verduras, flores, pescados e diversos da América Latina. Pelo local, circulam diariamente cerca de 50 mil pessoas e 12 mil veículos.

Na manhã do dia 24 de maio, o grupo se desloca a Osasco, na sede do banco Bradesco. Considerada uma das maiores instituições financeiras do Brasil, levando em consideração o total de ativos, número de agências e clientes. Haverá palestra com um dos diretores do banco, e após a turma conhecerá o Next – Banco Digital do Bradesco lançado recentemente. Na parte da tarde o destino é a BOVESPA, a quinta maior bolsa de mercado de capitais e financeiro do mundo. Na bolsa brasileira haverá palestra institucional, visitação ao Centro de Memória, visualização do painel de cotações e cinema 3D mostrando didaticamente como ocorrem as operações da BOVESPA.

Na sexta-feira de manhã, dia 25, o destino será o Porto de Santos, com palestra sobre o Porto, ministrada no centro de treinamento da empresa, por integrante da Diretoria de Relações com o Mercado e Comunidade. À tarde o grupo conhecerá os principais pontos turísticos da cidade, como o Museu do Café e a Vila Belmiro. No final da tarde, o grupo inicia a viagem de retorno com previsão de chegada em Lajeado ao anoitecer de sábado.

A atividade com destino ao estado brasileiro mais rico do país, possibilitará conhecer in loco as principais operações logísticas e financeiras de empresas reconhecidas nacional e internacionalmente, configurando-se ainda numa importante estratégia de aprendizagem, por meio do conhecimento de diferentes culturas organizacionais, bem como a convivência que será oportunizada durante o período que o grupo estará viajando.

Acompanhe em breve neste espaço, o relato das visitas realizadas nas organizações durante a viagem de estudos da Univates ou diariamente pela fanpage do curso no Facebook .

 

Samuel Martim de Conto é mestre em Administração (UFRGS) e professor do curso de Logística da Univates

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6168678036218734

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 17 =